06/06/24

Ferramentas TCP/IP no z/OS com TSO

Se você veio do Linux, UNIX ou Windows e quer aprender a lidar com redes TCP/IP no z/OS? O z/OS possui todas as ferramentas essenciais para diagnosticar e testar problemas de conectividade com redes TCP/IP. O TSO/E facilita o acesso a esses comandos. Para utilizá-los, saia do ISPF e entre em uma sessão do TSO/E.

Os exemplos a seguir são básicos, mas para obter mais informações sobre as opções de comando, digite o comando primário do TSO/E seguido de um ponto de interrogação, como “PING?”.

Teste de conectividade com Ping

Para testar se você tem conectividade com um host, use o comando TSO “PING” especificando o endereço IP e outras opções, como o número de tentativas (COUNT #) ou comprimento da mensagem (LENGTH #).

Tabelas de roteamento

Para visualizar a tabela de roteamento TCP/IP, utilize o comando TSO “NETSTAT ROUTE”, conforme mostrado abaixo em fonte verde.
A saída é muito semelhante ao que seria de esperar em um sistema UNIX, Linux ou Windows.

Rastreando fluxo de pacotes

O equivalente ao comando traceroute também está disponível, mas, infelizmente, não é “tracert” como no Windows ou “traceroute” no UNIX, mas sim “tracerte”, como mostrado abaixo.

Visualizar as conexões

O comando “NETSTAT ALLCON” pode ser usado para visualizar o estado das conexões TCP/IP.
Observe o formato: 192.86.32.178..23, onde 23 é a porta local e o IP local é 192.86.32.178. A conexão externa é para IP 115.135.9.72 na porta 54977.

Adaptadores de rede

Informações sobre adaptadores de rede podem ser recuperadas com “NETSTAT DEV”. Observe que o adaptador “ DevName ” é o que vemos na saída da tabela de roteamento na área de saída da Interface.

Conclusão

Todas as ferramentas TCP/IP necessárias para solucionar problemas de TCP/IP estão prontamente disponíveis e facilmente acessíveis com o TSO/E. Além disso, os comandos são semelhantes aos encontrados em outras plataformas, tornando fácil trabalhar nesta plataforma.

Comandos

Esses são os comandos que podemos dar no TCPIP

0 comentários:

Enviar um comentário