23/02/17

Configurando TCPIP no zOS

Ativar o protocolo TCPIP em Hercules que pode servir para testar serviços que a utilizam (FTP, o WebSphere Application Server, etc.). É fácil de configurar, mas no Windows (eu não testei no Linux) há uma coisa a considerar e Firewall do Windows (ou outro firewall usamos).

O firewall dá muitos problemas. Por exemplo, no Windows 10, se você tinha ativado o Firewall do Windows pode ser acessado por Telnet (porta 23) colocando o terminal zOS IP em 3270, mas se você desativou o firewall não podia mais acesso. A tela de logon não veio reaparecer se de novo não ativar o firewall.

Depois que eu descobri que, jogado para ver o que iria acontecer quando instalar o antivírus normalmente usar e que também carrega firewall (Avast). Infelizmente, ele também dá problemas solucionáveis. Na primeira, se era de ping o zOS IP usando um "cmd" respondeu, mas não chegou a 3270 terminal conectado. O firewall estava bloqueando e se você desativado o Avast firewall ligado, mas não exibir a tela de logon.

Finalmente, há uma Avast firewall opção para permitir que o tráfego dentro da rede privada da minha casa. Quando ativado, e funcionando corretamente e se eu desativar o Avast firewall, pára de funcionar.

Após estes esclarecimentos sobre o Firewall do Windows (pode ser a fonte de todos os problemas), vamos começar a configurar o TCPIP no zOS.

A primeira coisa a fazer é resolver o software CTCI-WIN web oficial http://www.softdevlabs.com/ctci-win.html

Este software tem duas versões, uma livre e um pagamento. O certo seria para tentar a versão gratuita , e se acho que funciona bem, comprar a versão completa. De acordo com nosso sistema operacional, vamos instalar os 32 ou 64 bits.

Em adição a esta aplicação, você também tem que instalar um outro chamado WinPcap . Quando nós instalado CTCI-WIN, que nos dá a opção de instalar também WinPcap, mas podemos baixar aqui


Uma vez instalado esses dois programas, vá para o arquivo de configuração Hercules e adicione as duas linhas seguintes:
0E20    CTCI    IP_PARA_ZOS        IP_DE_WINDOWS
0E21    CTCI    IP_PARA_ZOS        IP_DE_WINDOWS

Por exemplo, o IP Quero ter minha zOS é o 192.168.1.11 IP e eu tenho no meu Windows é o 192.168.1.10, portanto, seria:
0E20    CTCI    192.168.1.11 192.168.1.10
0E21    CTCI    192.168.1.11 192.168.1.10




Agora vamos começar a Hercules, como eu uso a interface gráfica HercGUI aparece da seguinte forma:

NOTA: É importante executar como administrador. Na foto acima temos que olhar para duas coisas (use o navegador zoom), o primeiro: no canto inferior esquerdo, no nº Adaptadores CTC (canal a canal), aparecem os dois que nós adicionamos no arquivo de configuração. E a segunda: na log vemos no HercGUI, a mensagem " . 0E20 CTCI: interface tun0, type TUN opened."

Temos a primeira parte, agora você precisa configurar o zOS. Começamos o sistema.

Uma vez iniciado, deixar a biblioteca de sistema PROCLIB (ADCD.Z113.PROLIB) e procurar o membro TCPIP. Enter e procure "perfil" para saber arquivo de parâmetro utilizado. Neste caso, é o PROF2 e ADCD.Z113.TCPPARMS está na biblioteca.

Vamos editar o arquivo PROF2 a biblioteca ADCD.Z113.TCPPARMS. Uma vez lá dentro, nós olhamos para a linha que diz "definição de dispositivo" e coloque o seguinte:
DEVICE CTC1 CTC E20
LINK CTC1L CTC 0 CTC1

Se outro "DEVICE ...", o que você pode excluir ou comentário, digitando ";" no início da linha.
Continuamos para baixo e encontrou uma seção que diz "HOME" colocar o seguinte:

HOME                                   

   192.168.1.11     CTC1L              

GATEWAY                                

192.168.1.10 = CTC1L 1492 HOST         

DEFAULTNET 192.168.1.10 CTC1L 1492 0

O IP inicial que colocou no é o que nós queremos dar o zOS. Gateway e IP Defaultnet Windows irá temos.
Se houver qualquer linha sem comentar sobre a seção "ROUTE" (a, frente), comentou:
Vem o fim e colocar "START CTC1" para iniciar a configuração que acabou de criar. Se outro "START ...", ou você pode apagar o comentário.

Nós já definiu a TCPIP, agora você precisa para provar isso . Para fazer isso, você tem que parar e iniciar a tarefa TCPIP. Deixe o console e colocar " P TCPIP ".
Uma vez parado, começou com " S TCPIP ".
Uma vez iniciado, vamos ver na tela do hergui que um dos "CTC Adapter" permanece iluminado. É por isso que o TCPIP está bem ligado.
Podemos ping no zOS IP (192.168.1.11) e ver quem responde.
Se não responder, podemos usar o seguinte comando em um CMD do Windows (com permissões de administrador) para criar um caminho entre o IP do Windows e da zOS:
route ADD –p 192.168.1.11 MASK 255.255.255.255 192.168.1.10
Nós também pode tentar se conectar com um cliente FTP como o FileZilla. No PI, o IP será que temos dado para zOS. O utilizador que utilizar é o mesmo como no TSO (IBMUSER com senha correspondente). Eles aparecem livrarias a partir IBMUSER.*
Se queremos entrar via telnet (com a porta 23) e utilizando o IP acabado de lhe dar zOS, vamos definir uma nova sessão de 3270 com os seguintes dados:
Uma vez conectado, se implementado NetView, a seguinte tela será exibida e, mas a tela vermelha habitual aparece.

Sai dessa maneira porque tem a tabela de USS a que se faz referência.
Para saber que a tabela USS é utilizado quando entramos através TCPIP, vá para o membro do TN3270 ADCD.Z113.TCPPARMS da biblioteca e procure por "USS". Vemos no parâmetro USSTCP usando a tabela USSN.
Agora, existem três opções: deixar a exibição que aparece agora, use a tabela de USS que usamos quando acessando a porta 3270 ou criar uma nova tabela.

Para criar uma nova tabela, siga os passos que vimos na entrada modificar a tela de logon (VTAM) e chamá -lo "USSN".

Se usarmos o mesmo que usamos agora (AUSSTAB), basta modificar os dados e armazenar USSTCP.
E, Console, paramos e que começou a tarefa TN3270 com " P TN3270 " para parar e " S TN3270 " para arrancar. Ao iniciar, a mensagem "TN3270 LISTENING ON PORT 23".
Se desligar e ligar a sessão que acabamos de criar com a porta 23, agora, se mesma tela que você vê quando acessando a porta 3270 aparece.
Nós podemos confirmar que estamos acessando o IP para visualizar a linha de frente IP com a qual concordamos.

Nós já habilitado zOS protocolo TCPIP. Mais tarde vamos ver as coisas que você pode fazer para usá-lo.

Site que foi retirado Clique Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário