10/08/17

Tipos de Processamento no Mainframe: Batch e Online

Introdução

O processamento em lote tem sido associado com computadores de grande porte desde os primórdios da computação, pois inicialmente, os computadores não eram capazes de ter vários programas carregados na memória principal.

Processamento batch

Processamento batch, no contexto de sistemas operacionais, é um termo referente a um processamento de dados que ocorre através de um lote de tarefas enfileiradas, de modo que o sistema operacional só processa a próxima tarefa após o término completo da tarefa anterior.

Processamento batch é utilizado quando do tratamento de arquivos que contêm diversos registros, também conhecido como processamento por lote de dados. Este recurso é muito utilizado em sistemas distribuídos onde as aplicações de front-end tem restrições, seja de custos, de telecomunicações ou de arquitetura, para efetuar atualizações online/realtime nos sistemas centralizados. Opta-se por alimentar um banco de dados local durante o dia e envio de um arquivo sequencial contendo todos os registros para atualizações no período noturno nos sistemas centrais.

Os sistemas batch foram os primeiros tipos de sistemas operacionais multiprogramáveis a serem implementados na década de 1960. Os programas, também chamados de jobs, eram submetidos para execução através de cartões perfurados e armazenados em disco ou fita, onde aguardavam para serem processados. Posteriormente, em função da disponibilidade de espaço na memória principal, os jobs eram executados, produzindo uma saída em disco ou fita.

O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.

Esses sistemas, quando bem projetados, podem ser bastante eficientes, devido à melhor utilização do processador, entretanto, podem oferecer tempos de resposta longos. Atualmente, os sistemas operacionais implementam ou simulam o processamento batch, não existindo sistemas exclusivamente dedicados a este tipo de processamento.

Processamento Online

É o processamento atualizado, as informações são processadas no mesmo momento em que são registradas. Como no processamento em Batch, o processamento On-line é mais frequente do que você imagina. Como por exemplo: Créditos de celulares, operações financeiras, operações com cartões de crédito e débito para o usuário. Podemos citar um exemplo bem comum para descrever esse tipo de processamento, o cartão de debito, o valor é descontado de sua conta no mesmo momento em que você realiza a compra.

Retirado - Batch - Online - Batch/Online

2 comentários:

  1. Please take off this post as you have violated my copyright to this article. Thank you.

    ResponderEliminar